Possível caso de poliomielite é registrado no Brasil após 28 anos da erradicação da doença

Denzel Valiente,Arianne Lima

Possível caso de poliomielite é registrado no Brasil após 28 anos da erradicação da doença
O Poliovírus, causador da paralisia infantil, voltou a ser detectado no Brasil. Nesta quinta-feira (6), a Secretaria de Saúde do Pará divulgou o resultado positivo para o vírus em uma criança de três anos, moradora do município de Santo Antônio do Tauá, que havia sido diagnosticada previamente com Paralisia Flácida Aguda (PFA).

Leia mais:

Além das unidades de saúde, veja onde encontrar a vacina contra a poliomielite em Santa MariaCobertura vacinal contra poliomielite segue abaixo dos 40% em Santa MariaVacinação contra a Poliomielite tem baixa adesão em Santa Maria e especialistas apontam risco de retorno da doença

O Poliovírus também é causador de outras doenças, por isso a Secretaria de Saúde do Pará investiga, agora, se o menino desenvolveu a poliomielite. Se confirmado, esse será o primeiro caso positivo da doença no país desde 1989.

Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Porém, desde 2015 os índices de vacinação contra a polio ficam abaixo de 95%, com isso, neste ano, a Opas incluiu o Brasil na lista de territórios com alto risco de reintrodução da doença.

Mesmo com a intensificação da campanha de vacinação, o índice de crianças imunizadas contra o vírus em 2022 está em 69%, um dos piores desde o início da aplicação da vacina no país.

O caso

Conforme relatado pela secretaria de Saúde do Pará, a criança de três anos apresentou febre, mialgia (dor de cabeça) e quadro de PFA com comprometimento e redução motora nos membros inferiores no dia 21 de agosto.

Após um dos responsáveis pela criança ir a uma unidade de Saúde e informar sobre o caso, uma coleta de fezes foi realizada no dia 16 de setembro. O material foi encaminhado ao Laboratório do Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).

Informações preliminares dão conta de a criança estaria com a imunização incompleta contra a doença. Conforme o Programação Nacional de Imunizações (PNI), as doses contra a poliomielite devem ser aplicados das seguintes formas, de acordo com a idade:

Vacina Poliomielite inativada (VIP)

Dose – 0,5 ml via intramuscularEsquema previsto – Três doses (aos 2, 4 e 6 meses)

Vacina Poliomielite atenuada (VOP)

Dose – Duas gotas, por via oral e em gotinhaEsquema – Reforço aplicado aos 15 meses de idade e aos 4 anos

Transmissão e sequelas

Conhecida por causar a paralisia infantil, a transmissão da poliomielite pode ocorrer por gotículas ao tossir, espirrar ou falar, assim como na ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas infectadas. Em mais de 90% dos casos, a infecção não é visível e o período de incubação pode levar de sete a até 30 dias.

– Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça e dor de garganta. Se a criança já estiver falando, consegue dizer se está doendo para deglutir. Ela também pode sentir dor no corpo, ter vômito, diarreia e, em alguns casos estudados, pode apresentar o oposto, como constipação. Geralmente essas crianças apresentam rigidez de nuca e não conseguem flexionar o pescoço para a frente. Na forma mais grave da doença ocorre flacidez muscular e elas acabam perdendo os movimentos dos membros inferiores – explica a doutora em Enfermagem e professora da Universidade Franciscana (UFN) Regina Santini Costenaro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em edição especial de noivas, Expoflor 2022 reuniu dezenas de arranjos florais de alunos do Colégio Politécnico da UFSM Anterior

Em edição especial de noivas, Expoflor 2022 reuniu dezenas de arranjos florais de alunos do Colégio Politécnico da UFSM

Com novo bloqueio no MEC, corte no orçamento da UFSM pode chegar a R$ 15 milhões em 2022 Próximo

Com novo bloqueio no MEC, corte no orçamento da UFSM pode chegar a R$ 15 milhões em 2022

Geral